Monday, September 11, 2006

Comentando TRANSAMÉRICA


E semana retrasada aconteceu a apresentação do filme Transamérica que conta a História de Bree, uma transexual prestes a fazer a cirurgia de redesignação sexual e que acaba se vendo de frente com seu passado.

O filme nos remete a padronização da transexualidade ditada pelas regras de gênero e sexualidade. O que é ser mulher? o que é ser feminina? Onde estão os limites do que é masculino, do que é feminino? Vale a pena esconder o passado, ou ele não pode ser escondido?

Apesar do pequeno número de pessoas, o filme, sem dúvida, trouxe uma reflexão para todas as sexualidades. O direito de ser, de se expressar, de viver sua identidade de forma plena, que ainda passa nas mãos de terceiros e reflete tão intimamente na existencia do ser transexual, faz com que pensemos como ser feliz, encarando uma realidade que muitas vezes não podemos suportar?



Auto-aceitação, amor, familia, descoberta de si e muito mais foram as lições tiradas deste filme tão surpreendente. Não percam a próxima reunião, estamos aguardando por vocês!!

Beijos,