Tuesday, January 23, 2007

29 de janeiro: Dia da Visbilidade Trans!


Voltando com tudo, o QuinTas Trans contou com a presença de muita gente boa. Tivemos um grande número de participantes, realmente participativos, e também a presença de Janaina Lima, palestrando sobre a Campanha Travesti e Respeito.

O grupo se reuniu na Esfirraria Tele-Pizza e por pouco ficamos sem espaço. Com o tema: 29 de janeiro, dia da visibilidade Trans, dividimos o grupo em subgrupos e preparamos um briefing que serviu como base para a campanha que lançaremos durante todo o Ano de 2007.

A primeira peça foi lançada no próprio dia 29, e já pode ser vista no Site da Associação da Parada GLBT de São Paulo: www.paradasp.org.br

Quem foi, pôde reencontrar os amigos, discutir questões do segmento e também contribuir com a causa Trans. E ainda em tempo de registrar, tivemos a presença das militantes do Grupo Aphroditte e tbm da APS Sampa, reforçando a militancia de trans no estado de São Paulo.

As reuniões seguem com força total,
esperamos vocês na próxima!!

Beijos,

Wednesday, January 03, 2007

Profissão Perigo - Trans e o Mercado de Trabalho!!


Um dos assuntos mais polêmicos do mundo trans é sem dúvida o Mercado de Trabalho. Como encontrar alternativas para entrar no mercado formal de trabalho sem sofrer discriminação? Existem alternativas para Trans que não sejam o mercado da estética ou do sexo? O que é necessário para burlar o preconceito e manter-se no Mercado?

A reunião foi para Esfirraria Tele-Pizza e discutimos como funciona o mercado. Analisamos questões chaves como: como é para uma adoletrans buscar o primeiro emprego? Se a independencia familiar é tão importante, como fazer para se tornar independente? Como burlar as limitações que nos impõem o mercado estético ou do sexo?

Chegamos a conclusão de que jamais uma Trans deve deixar de se capacitar. O estudo continuo é extremamente importante, pois nos exigem muito mais e sempre haverá uma porta pra quem tem competencia para realizar um trabalho.

Não podiamos deixar de falar da "Passabilidade", ou seja, da maneira pela qual passamos como mulheres genéticas, seja fisicamente, no comportamento e nos modos. Infleizmente, com a maneira de pensar da sociedade, aquelas que apresentam uma passabilidade, tem mais chances de competir uma vaga no mercado formal.

Não esquecemos de falar sobre a Lei Estadual 10.948, que nos protege em caso de discriminação no ambiente de trabalho.

E pra finalizar, jamais desistir de procurar! Se várias portas vão se fechar, alguma deve abrir! Sabemos que as necessidades são pra ontem, mas também não esquecemos que as conquistas são pra hoje.

Beijão pra tod@s,

II SETRANS


Devido ao Seminário de TTT acontecido durante os dias 22 a 25 de novembro, não realizamos o QuinTas Trans e demos preferencia à participação no evento.

Para quem foi ao seminário pode presenciar boas mesas e ter a oportunidade de integrar-se mais com os direitos e politicas reivindicados pelas trans de São Paulo.

A Associação da Parada esteve presente em algumas mesas, como Identidade de Gênero e Sexualidade, e pode contribuir com seu conhecimento para abrilhantar o evento.

Parabenizamos a organização e esperamos que a iniciativa perpetue por muito tempo.
Beijos a todos,